Agência especialista em Viagens a Lazer Personalizadas, Grupos e Negócios.

28 anos transformando sonhos em realidade.

Últimas Notícias
Nas mídias
GO UP
Image Alt

Exóticos

Você prefere ir a Paris todo ano ou fica louco pra explorar lugares dos quais muita gente nunca ouviu falar? Nenhuma das opções tá mais certa que a outra, é claro; clichês como andar num bateau-mouche no Sena são populares por um motivo. Mas pode ser um bom exercício olhar com mais carinho e curiosidade pra aqueles cantos que às vezes provocam surpresa ou apreensão na sua família ou amigos quando você conta seus planos de viagem – e que podem te ensinar muito sobre culturas diferentes.

Afinal, a indústria do turismo é uma das maiores do mundo, mas boa parte dessa grana se concentra em alguns poucos países que ano após ano aparecem no topo da lista de mais visitados. E quem disse que eles são os mais interessantes do planeta? Na verdade, esses destinos são mais conhecidos devido a fatores como boa estrutura turística, facilidade de acesso, estabilidade e divulgação, enquanto outros muitos outros que valem a visita acabam sendo esquecidos.

Não podemos deixar de ressaltar que o conceito de exótico é relativo. O que parece exótico pra gente – como uma comida diferente, outra forma de se vestir ou um costume qualquer – pode ser totalmente comum pra outras pessoas, e vice versa. O exótico é o “outro”; um conceito que surge a partir do nosso juízo de valor sobre o que é diferente, estranho ou excêntrico de acordo com nosso ponto de vista. Isso tem a ver com o etnocentrismo, com a construção social que cria as referências do nosso grupo, partindo de uma ideia de cultura padrão que nos parece “normal”.

Essa estranheza é natural, faz parte da vida e pode ser muito positiva. O problema é quando não conseguimos desapegar das nossas experiências e referências e nos abrir pra multiplicidade de pontos de vista e práticas culturais que existe nesse mundão, tentando evitar julgamentos e procurando beleza de jeitos em que não estamos acostumados. Não que seja um processo fácil, é claro, mas superar limites e se abrir pra o “outro” pode ser uma experiência incrível.

Desenvolvido por

Quer receber nossas ofertas?

Insira seu email para receber ofertas e promoções exclusivas da Teatur!

Seus dados estão protegidos. Não vamos divulgar seus dados pessoais.