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Eventos Corporativos Online – Entenda se funciona para sua empresa.

A tecnologia vem se aprimorando e facilitando muito no mundo corporativo. Temos novidades que facilitará muito nessa época de aprendizado para muitos gestores e empreendedores. O tema é eventos online! Nos últimos meses, você deve ter ouvido falar bastante dessa modalidade, por causa do isolamento social. Agora entenda de uma vez se essa é uma alternativa viável para a sua empresa!

Mas vamos lá, o que são os eventos on-line?

Teoricamente, os eventos on-line são transmitidos de forma digital e podem ser exibidos em tempo real ou permanecer disponíveis em forma de gravação dentro de uma plataforma.
Assim permite que outras pessoas que não conseguiram assistirem de forma online possam acessar em outro momento. Somente para convidados.

Entenda as suas vantagens de fazer um evento digital.

O modo on-line é eficaz para ações internas de grande e médio porte, principalmente para empresas com unidades espalhadas em diferentes locais.
Podendo oferecer, por exemplo, uma palestra motivacional, e temas diversificados com um palestrante conhecido ou até mesmo com o gestor da empresa. O palestrante pode falar de um auditório e ser transmitido para convidados de diversas localidades, por meio da internet.
Assim, é possível manter os benefícios de um evento presencial — ou seja, o compartilhamento de informações — e ainda agregar as vantagens do on-line!
Mas, cuidado para não achar que a método virtual substitui a organização de eventos nos quais o colaborador comparece em pessoa! Afinal, quando ele está assistindo de forma virtual, perde um componente muito importante: a interação.
Certamente que em tempos de isolamento social – como o que ocorreu por causa da pandemia – e em outras situações o virtual é a uma solução. Porém, os encontros presenciais continuam sendo importantes.
Eventos corporativos têm a função de aumentar o engajamento do colaborador com a empresa e com seus colegas, reforçando seu vínculo emocional.

Quais ferramentas de trabalho são necessárias para fazer um evento de forma online.

Para adquirir esse método, saiba que é preciso contar com uma estrutura mínima. Entre os itens que você deve providenciar estão:
Câmeras de filmagem, que devem estar bem posicionadas para captar tudo ou ser manuseadas por especialistas na transmissão de imagens ao vivo;
Equipamentos de Som e iluminação; (Se não tiver um local de eventos, se sim pode utilizar o local).
Conectividade estável com a internet, para que seja possível transmitir o evento com boa qualidade e sem interrupções;
Acesso a uma plataforma adequada para a transmissão de vídeos — é crucial escolher uma plataforma segura para que apenas usuários cadastrados (no caso, os colaboradores da empresa) tenham acesso à transmissão.
Importante: Mesmo que seja necessário investir em bons equipamentos, esses mesmos recursos poderão ser usados para diversos eventos on-line no futuro ou até mesmo presencial. Em longo prazo, portanto, há economia por conta da redução de custos.
Além dos equipamentos, também é altamente recomendável contratar uma empresa especializada na organização de eventos. Esse pessoal vai garantir qualidade impecável ao seu evento on-line. Eles podem, inclusive, trazer o próprio equipamento técnico — o que só vai deixar o processo ainda mais fácil para você.

Ter sucesso nos eventos online

Para garantir o sucesso dos eventos on-line é preciso, antes de tudo, motivar a equipe para participar. Isso porque, muitas vezes, a facilidade de acesso acaba causando o efeito contrário: funciona como desculpa para não participar.
É um processo similar com o que acontece com alunos de faculdades a distância que simplesmente nunca acessam o curso. O detalhe é que, no caso das faculdades, é o próprio aluno quem paga.
Já no caso dos eventos on-line, a empresa arca com os custos. Assim, se não existe adesão, esse investimento vira desperdício.
Para evitar esse tipo de efeito reverso, é fundamental educar os colaboradores para que encarem os eventos on-line com seriedade. Uma boa estratégia é promover os primeiros eventos em horário regular de trabalho.
Quem pode comparecer ótimo. Já quem está longe assiste do próprio computador da empresa! Ao notarem que qualidade vem associada à praticidade, os profissionais passarão a aderir naturalmente aos próximos.
Aperfeiçoar o custo-benefício
Para aperfeiçoar o custo-benefício, você deve avaliar as necessidades da empresa antes de planejar como o evento on-line será realizado.
Aqui vai um exemplo: a transmissão de um evento de integração, como uma festa de lançamento de um novo produto, exige que haja mais câmeras circulando pelo evento, cuidados específicos com o som, iluminação, e assim por diante. Enquanto isso, a transmissão de uma palestra realizada para treinar os colaboradores é bem mais simples, pois o foco fica apenas no palestrante.
Cada evento possui uma dinâmica própria e, portanto, também requisitos específicos para que o evento tenha alta qualidade. É importante contar com uma equipe especializada, que poderá ajudar a identificar as necessidades em cada caso, para garantir o sucesso da transmissão sem que haja desperdício de recursos ou gastos extras.

Aumentar o valor agregado

Com objetivo de aumentar o valor agregado dos eventos on-line, uma ótima pedida é aproveitar a oportunidade que eles oferecem para criar um banco de conteúdo e conhecimento próprio. Pense bem: entre apresentações de palestras, cursos e outros eventos, uma empresa gera muita informação para sua comunidade interna.
A transmissão de eventos facilita a criação de uma base de vídeos com as gravações. Assim, até mesmo aquele colaborador que entra na organização depois do evento pode assisti-lo! Por consequência, os profissionais têm muito mais oportunidades de adquirir conhecimentos relevantes, promovendo crescimento para todo o negócio a partir de seu aprimoramento.
Acredite que seguindo esses passos, você consegue reduzir as objeções internas aos eventos on-line, passando a programar a prática na empresa. Pronto para superar esse desafio?

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