1 – Gramado (Brasil)
O Brasil é o país com mais católicos fora da Europa. Não à toa boa parte da população adora o Natal e programa uma grande celebração em família para celebrar a virada do dia 24 para 25 de dezembro. O Natal Luz em Gramado é o principal destino do país para celebrar em grande estilo. A cidade exibe desfiles com alegorias, shows de música, dança e fogos de artifício. Como a programação é intensa, a dica é olhar o site do evento e fazer um roteiro para curtir em família.
A festa já começa no dia 30 de outubro e em todas as noites, sempre às 21h, a cerimônia Show de Acendimento das Luzes é um espetáculo à parte. É uma cerimônia emocionante de som e efeitos sincronizados de iluminação na grande árvore de natal local. A Vila de Natal na Expogramado e a Exposição de renas decoradas, no Centro da cidade, também são programas tradicionais e imperdíveis. Quem for passear por lá, não pode deixar de se deliciar com o café colonial e rodízio de fondue, oferecido aos montes nos restaurantes da região.
2 – Paris (França)
A cidade luz não poderia ficar de fora da lista. Pelas ruas de Paris a decoração natalina já chama atenção de turistas, que não podem esquecer o casaco, pesado de preferência. O frio é rigorosíssimo. Já em novembro a famosa Champs-Élysées ganha luzes de natal e para as crianças há opção para brincar em carrossel e trenzinhos de Papai Noel.
A Torre Eiffel também recebe iluminação especial e fica ainda mais bela, se é que isso é possível. Outro atrativo é visitar a tradicional Galerie Lafayette, que sempre prepara uma decoração especial. No dia 24 a boa pedida é escolher um restaurante para fazer a ceia com a família, e no dia 25 as missas na igreja Notre Dame celebram o nascimento do menino Jesus.
3 – Nova Iorque (EUA)
Quem ainda não foi, sabe pelos filmes que em Nova York, nos Estados Unidos, o Natal é imperdível até para quem não é católico. Além das casas ficarem todas decoradas com luzes de todas as cores e árvores gigantescas, tem as famosas vitrines de Natal, como a das lojas Macy’s, uma verdadeira atração à parte. A árvore de Natal do complexo comercial Rockefeller Center, com a popular pista de patinação, é outra atração imperdível.
Não bastasse tanta beleza, o Central Park nessa época fica todo revestido pela neve, o que dá toda uma bossa para NY ser um destino para a lista dos amantes dessa festa. No dia 25 muitas pessoas jantam fora, então se a ideia for essa, é bom reservar com antecedência. Reunir a família para trocar presentes em casa, que nem aqui, também é tradição por lá.
4 – Terra Santa (Israel)
Nada mais encantador do que passar o natal onde a história aconteceu de verdade, não é mesmo? E por lá, na Terra Santa, especificamente nas cidades de Nazaré, Jerusalém e Belém, as atrações turísticas são mágicas para comemorar a data. Os presépios em tamanho real, feitos artesanalmente na Itália e esculpidos em madeira, impressionam com a reprodução de Jesus recém-nascido na manjedoura.
O roteiro turístico começa em Nazaré, onde Maria recebeu o aviso do Anjo sobre a chegada do menino Jesus. Em Belém, oficialmente na Cisjordânia, fica a Basílica da Natividade, onde é rezada a Missa do Galo no dia 25. Nessa mesma Basílica há uma estrela onde indica o local exato do nascimento do menino Jesus. A estrutura turística ainda oferece boas opções de restaurantes e lojinhas. É um destino e tanto para passar o natal.
5 – Disney (EUA)
A Disney é um mundo paralelo em qualquer época do ano, mas no Natal é tomada pelo clima natalino em cada detalhe. Desde os desfiles de personagens, a decoração e a música ambiente. Cada detalhe é bem planejado e temático para celebrar a data. O cardápio de atrações é muuuito farto. O Frozen Holiday Wish, no castelo da Cinderela, é um show de iluminação combinado com a trilha realizado no parque Magic Kingdom. Lindo e imperdível para os pequenos e também para os papais babões. Ainda tem um showzinho com a Anna, Elsa e os outros personagens do filme. Em frente ao pavilhão dos Estados Unidos, no Epcot, tem o Candlelight Processional, um coral de natal. As arações fazem parte do “Mickey’s Merry Christmas Party”, a verdadeira festa de natal da Disneylândia.
6 – Quebec (Canadá)
O Natal em Quebec, província do Canadá, além de lindo, é sustentável. Uma grande árvore feita de materiais reciclados, e as luzes da decoração sobressaem na neve e no frio que costuma ser bem rigoroso. As construções do século 16 fazem um lugar perfeito para passar um Natal vintage. A hospitalidade dos habitantes combinada com a culinária que oferece salsichas e castanhas assadas ajuda a combater o frio encantam turistas do mundo inteiro.