Com a pandemia do COVID-19, o funcionamento de estabelecimentos do mundo inteiro está diferente do que estávamos acostumados.
E quando o assunto é Orlando, estamos falando de parques temáticos com grandes multidões, fluxo intenso de pessoas vindas de diferentes lugares e, por isso, tudo teve que ser adaptado para a reabertura.
Para ajudar quem está querendo saber o que está funcionando e o que está suspenso ou alterado nos parques e estabelecimentos de Orlando, reunimos aqui todas as informações que você precisa saber.
Disney
A dinâmica do complexo da Disney está diferente, e muitas das experiências icônicas de uma visita aos parques não estão disponíveis ou foram modificadas.
Para começar, a primeira grande mudança que todo mundo que pretende visitar os parques precisa saber é que é preciso fazer um agendamento antecipado da visita, escolhendo o dia e parque desejado. É o chamado Disney Park Pass e, sem esse agendamento, a entrada no parque não é permitida.
Essa é a forma da Disney controlar a quantidade de visitantes em um parque em determinado dia, a fim de manter a ocupação mais baixa e garantir o distanciamento entre os visitantes, sem superlotação.
Abaixo a lista completa de experiências modificadas ou suspensas.
Experiências modificadas ou suspensas:
- Encontros com personagens tradicionais: os encontros com a presença de fotógrafos e abraços, beijos e aperto de mão nos personagens não estão disponíveis. Ainda é possível vê-los, mas a uma distância segura e cada visitante tira a sua própria selfie.
- Refeições com personagens: muitas refeições com personagens estão suspensas. As que estão sendo oferecidas tem experiências modificadas, com personagens à distância, e são as seguintes Topolino’s Terrace, Garden Grill, Ravello, Hollywood & Vine, Chef Mickeys e Tusker House. No jantar do Be Our Guest a Fera também aparece, mas só passeando pelo salão, sem parar para tirar fotos. O Cinderella’s Royal Table e o Crystal Palace estão abertos, mas sem personagens.
- Shows noturnos: os shows de fogos Happily Ever After e Epcot Forever voltaram a ser apresentados no dia 1 de julho de 2021, bem como o Wonderful World of Animation, no Hollywood Studios, que retornou dia 1 de agosto de 2021. O Fantasmic não está sendo exibido e ainda não tem data para retornar. O Rivers Of Light do Animal Kingdom foi suspenso de vez e não vai mais voltar.
- Shows em auditórios: alguns shows já retornaram, como o Frozen Sing-Along e a Bela e a Fera no Hollywood Studios, o do Rei Leão no Animal Kingdom, o Monsters, Inc. Laugh Floor no Magic Kingdom e o Turtle Talk with Crush no Epcot. Por enquanto shows como a Pequena Sereia e Procurando Nemo ainda não tem previsão de retorno.
- Paradas: as paradas e shows do Magic Kingdom não estão sendo apresentadas, mas no lugar estão acontecendo versões adaptadas (e mais simples) de desfiles com os personagens acenando de longe.
- Parques aquáticos: o Typhoon Lagoon segue fechado sem data de reabertura, mas o Blizzard Beach reabriu no dia 7 de março de 2021.
- FastPass+: a Disney anunciou que o sistema de fura-filas não retornará e um sistema pago entrará em funcionamento mais para frente, o Lightning Lane. No momento, a única forma de ir nas atrações é esperando na fila normal mesmo (exceto a Rise of the Resistance, que tem fila virtual).
- Reservas de restaurante: as reservas de restaurantes são oferecidas com menos antecedência, com apenas 60 dias da visita.
- Bibbidi Bobbidi Boutique: nenhuma das 3 unidades do salão de transformação das crianças em princesas e cavaleiros está operando.
- Experiências especiais: os tours, dessert parties e experiências gastronômicas estão suspensas desde a reabertura.
- Extra Magic Hours: as horas adicionais de parque para hóspedes dos hotéis da Disney foram extintas e um substituto Early Theme Park Entrance foi anunciado para 2021 e começará a partir de 1 de outubro, além de um tempo a mais nos parques depois do fechamento, esse apenas para hóspedes de hotéis da categoria luxo.
- Dining Plan: o plano de refeições da Disney também não está sendo oferecido.
- Single Rider: as filas “tapa-buraco” que preenchem espaços vazios nos carrinhos das atrações com pessoas dispostas a irem separadas do grupo não estão disponíveis.
- Festa de Halloween: as festas de Halloween de 2020 no Magic Kingdom foram canceladas, mas eles fizeram uma celebração adaptada e mais simples. Para 2021, foi confirmado o novo evento Disney After Hours BOO BASH de 10 de agosto a 31 de outubro.
- Festa de Natal: as festas de Natal do Magic Kingdom e o Candlelight Processional no Epcot foram cancelados em 2020, mas a Disney anunciou outras celebrações. Para 2021 um novo evento já está confirmado e com ingressos a venda, o Very Merriest After Hours, que vai acontecer em datas selecionadas entre 8 de novembro de 21 de dezembro.
- Corridas da Disney: as corridas que aconteceriam de novembro de 2020 a abril de 2021, foram canceladas. A Wine&Dine Half Marathon Weekend de 2021 está confirmada para acontecer de 4 a 7 de novembro de 2021, e a WDW Marathon Weekend, a Princess Half Marathon Weekend de 2022 também já estão confirmadas.
- Transporte interno: as linhas de ônibus, monorail, barcos e Skyliner estão rodando normalmente.
- Ingresso Hopper e Hopper Plus: a opção de fazer Hopper voltou com algumas mudanças em 1 de janeiro de 2021, e o Hopper Plus com visita ao aquático voltou com a reabertura do Blizzard Beach.
- Magical Express: o traslado gratuito do aeroporto para os hotéis da Disney continua até o final de 2021, mas vai parar de ser oferecido para estadias a partir de 1 de janeiro de 2022.
Sobre o uso de máscaras, desde o dia 15 de junho de 2021, o uso em ambientes externos não é mais obrigatório para quem já foi completamente vacinado. Para os ambientes internos, após um relaxamento da obrigação, desde 30 de julho de 2021 a Disney voltou a exigir o uso de máscaras.
Nos transportes (como ônibus, monorails e Skyliner), o uso de máscaras continua também sendo obrigatório para todos os visitantes, mesmo quem já foi vacinado.
A Disney não pede nenhum comprovante de vacinação aos visitantes, mas é esperado que quem ainda não foi vacinado continue usando a máscara em todos os locais necessários.
Nem todos os hotéis da Disney estão abertos, e atualmente apenas os seguintes estão recebendo visitantes:
- All Star Movies
- Pop Century
- Caribbean Beach
- Coronado Springs
- Contemporary Resort
- Yacht Club Resort
- Fort Wilderness
- Riviera Resort
- Saratoga Springs
- Old Key West Resort
- Art of Animation
- Animal Kingdom Lodge
- Grand Floridian Resort & Spa
- Beach Club Resort
- Wilderness Lodge
- Boardwalk Inn
- Polynesian Village
- Villas do Disney Vacation Club
- Disney’s All-Star Music
Os hotéis que já tem data prevista para reabertura são:
- 14 de outubro de 2021: Port Orleans – Riverside
- 28 de outubro de 2021: Port Orleans – French Quarter
E apenas um hotel não tem previsão de reabertura:
- Disney’s All-Star Sports
Universal Studios
Os parques da Universal também estão com capacidade reduzida e muitas modificações na operação dos parques.
Apesar da capacidade reduzida, não é necessário fazer uma pré-reserva para poder visitar os parques da Universal, basta ter um ingresso válido que ele te dará direito a entrar no parque.
Em feriados e épocas cheias, os parques têm atingido capacidade máxima e não recebem mais visitantes. Eles avisam sempre no Twitter, então vale checar antes de ir.
Além disso, outras operações modificadas incluem:
- Parque aquático: o Volcano Bay reabriu em 1 de março de 2021.
- Single Rider: as filas mais curtas para quem topa ir separado do grupo não estão disponíveis.
- Express Pass: o fura-filas pago da Universal continua sendo oferecido.
- Halloween Horror Nights: as festas de Halloween de 2020 foram canceladas, mas já confirmaram que ela vai voltar em 2021 e inclusive anunciaram as datas.
- Encontros com personagens: nos mesmos moldes da Disney, os personagens encontram à distância e apenas posam para selfies.
- Shows noturnos: o Cinematic Celebration está acontecendo na Universal Studios apenas em alguns dias selecionados, mas o show de luzes de Harry Potter no Islands of Adventure está acontecendo diariamente.
- Paradas: a Universal’s Superstar Parade voltou a ser oferecida em junho de 2021, com personagens como Minions, Bob Esponja e mais.
Além disso, as seguintes atrações estão fechadas por tempo indeterminado:
- A Day in the Park with Barney
- Fear Factor Live
- Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl (fechada de segunda a sexta feira, abre sábado e domingo)
- Poseidon’s Fury
- Storm Force Accelatron
O uso de máscaras não é mais obrigatório para visitantes vacinados, tanto em áreas externas quanto internas. Para visitantes não vacinados, segue a recomendação de usar máscara em ambientes internos.
No Volcano Bay, uso das máscaras também não é obrigatório, e inclusive não é nem permitido usar máscaras nos tobogãs.
Os seguintes hotéis do complexo estão abertos atualmente:
- Hard Rock Hotel
- Loews Royal Pacific Resort
- Loews Portofino Bay Hotel
- Loews Sapphire Falls Resort
- Cabana Bay Beach Resort
- Endless Summer Resort – Surfside Inn and Suites
- Endless Summer Resort – Dockside Inn and Suites
- Aventura Hotel
O Loews Sapphire Falls Resort reabriu em Maio, mas fechou novamente em Agosto e segue sem previsão de reabertura.
Grupo SeaWorld
Os parques SeaWorld, Busch Gardens, Aquatica e Discovery Cove estão todos abertos, mas também funcionando com diversas modificações por conta da pandemia:
- Capacidade reduzida
- Encontros com personagens
Já os seguintes itens seguem normalmente:
- Quick Queue: o fura filas está sendo vendido
- All Day Dining: o plano de refeições também continua sendo oferecido
Assim como na Universal, o uso de máscaras nos parques do grupo não é mais obrigatório para visitantes vacinados, nem em espaços fechados nem em restaurantes.
Desde 19 de Julho de 2021 não é mais necessário fazer uma pré reserva para visitar os parques.
As festas de Halloween do Busch Gardens e do SeaWorld aconteceram em 2020 e também já estão confirmadas para 2021.
ICON Park
O complexo do ICON Park (antigamente conhecido como iDrive 360) reúne a roda gigante, o Madame Tussauds e o aquário Sea Life, e todos estão abertos e em funcionamento com as medidas de segurança de sempre da pandemia:
- Distanciamento entre visitantes
- Uso de máscaras ainda é obrigatório
No caso da roda gigante, cada cápsula só é preenchida com integrantes do mesmo grupo, de forma a não aglomerar desconhecidos em espaços fechados.
Shoppings e Outlets na pandemia
Os principais shoppings de Orlando, Florida Mall e Mall at Millenia, e os outlets Premium estão abertos e em funcionamento, e alguns como o o Mall at Millenia ainda requerem uso de máscaras, enquanto outros dispensam o uso para quem estiver completamente vacinado, seguindo recomendação do CDC (centro de controle de doenças dos EUA).
Supermercados e farmácias na pandemia
As principais redes de supermercados como Walmart, Target, Publix e Trader Joe’s, e também farmácias como Walgreens e CVS seguem abertos e em funcionamento.
Seguindo as últimas recomendações do CDC, quem tiver completado o ciclo de vacinação não precisa mais usar máscaras, mas os não-vacinados ainda precisam usar.
Vale lembrar que o governador da Flórida e o prefeito de Orange County retiraram todas as restrições de capacidade de estabelecimentos e obrigatoriedade de máscaras, então cabe a cada estabelecimento reforçar ou não o uso.
O CDC também alterou as recomendações de uso de máscaras nos EUA e dispensou a obrigatoriedade em diversas situações para quem estiver completamente vacinado.