TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
OS MELHORES DESTINOS DO MUNDO

Colline de France, o melhor hotel do mundo fica no Brasil!

Você sabia que o melhor hotel do mundo fica no Brasil? Mais precisamente na Serra Gaúcha, em Gramado? Com apenas três anos de funcionamento, o Hotel Colline de France foi eleito o melhor hotel do mundo pelo TripAdvisor.

A plataforma de avaliações e troca de dicas de viagem realiza, anualmente, o Traveller’s Choice Awards, premiação que se baseia nas opiniões dos próprios usuários para eleger os melhores destinos e empresas do setor de turismo. Na edição 2021, divulgada no dia 13 de maio, o hotel de luxo Colline de France, alcançou o feito inédito de ser o primeiro estabelecimento brasileiro a liderar a lista de hotelaria mundial – desbancando hospedagens renomadas até mesmo na Grécia, Maldivas e Suíça. Nenhum outro representante do Brasil ou da América do Sul aparece no ranking.

Uma História de amor a França

O empreendimento une duas histórias de amor, a do casal, proprietário do hotel, o qual o construiu para passarem mais tempo juntos, com o amor que sentem pela arquitetura e cultura francesa.

Gramado tem um toque europeu e abriga muitos empreendimentos germânicos, italianos, suíços, holandeses – mas não franceses. Por isso, a ideia do casal foi resgatar essa essência da cidade, que está se perdendo com a chegada dos grandes resorts, e trazer a França, a terra dos eternos apaixonados.

Assim surgiu o Colline, um pequeno e intimista recanto francês para casais e famílias, com apenas 34 quartos, em uma região calma e afastada do centro de Gramado. O hotel é baseado, mais especificamente, no Segundo Império, inspiração que ecoa em todos os cantos da propriedade: na decoração das acomodações e áreas comuns, na gastronomia, no jardim externo de buganvílias e até nos pequenos serviços. Na hora do checkout, por exemplo, os viajantes voltam para casa acompanhados de uma caixa de madeleines, bolinho típico francês.

Tudo no Colline foi meticulosamente pensado, até mesmo o cheiro. Os donos se preocuparam em ter uma identidade olfativa por todo o hotel e desenvolveram um aroma peculiar próprio, com toques de baunilha, menta e lavanda – que pode inclusive ser comprado.

Acomodações

O estilo imperial está muito presente nos quartos do Colline de France, com móveis esculpidos à mão, lustres requintados e decoração ostensiva (mas que, ao mesmo tempo, se propõe a ser aconchegante). São cinco categorias, de 22 a 42 metros quadrados, sendo que cada uma delas possui decoração própria e paleta de cores inspirada em grandes grifes de luxo, como Chanel, Fendi e Givenchy.

A categoria mais luxuosa, batizada de Imperial, tem seis unidades com conceitos e decorações únicas, de maneira que os hóspedes podem ficar dez vezes no Coline e, em todas elas, experimentar quartos completamente diferentes. Entre alguns dos elementos das suítes estão banheiras de hidromassagem (com cromoterapia, nas unidades Imperial), smart TVs 4K, banheiros com pia dupla e mais de um chuveiro.

Todas as roupas de cama são da grife Trussardi/Trousseau, em algodão egipício 300 fios. Os travesseiros e edredons são de pluma de gansos. E as amenidades, da L’Occitane au Brésil, categoria da marca produtos franceses que traz um toque de brasilidade aos produtos.

As diárias variam de acordo com a sazonalidade, mas começam em R$ 600 na baixa temporada e podem chegar a mais de R$ 5.000 nas épocas de maior procura.

Gastronomia

Como qualquer estabelecimento inspirado na França que se preze, o Colline também se destaca na gastronomia. O café da manhã é um dos pontos altos da estadia e todos os dias alguma delícia francesa diferente é servida – principalmente doces, como o crème brûlée, croissants recheados e petit gâteau. Tudo ao som de música clássica, tocada no piano ao vivo.

O hotel também possui um bistrô, que mistura pratos da França e do Brasil para agradar qualquer paladar.

Fator Humano

Basta uma breve olhada nos comentários dos viajantes sobre o Colline no TripAdvisor para perceber como o atendimento e os funcionários fazem diferença. Claro que a decoração luxuosa e as amenidades fazem parte da experiência do hóspede, mas o “fator humano é o que realmente diferencia o Colline de France de todos os outros hotéis.

Segundo a proprietária, o Colline é feito de pequenos detalhes e regalias, de forma que o hóspede se sinta atendido a todo momento e não precise mover um dedo para conseguir algo. “São tantas minúcias que fazem parte do atendimento que a decoração acaba ficando em segundo plano”, diz, com modéstia.

Um exemplo é o check in, quando os hóspedes recebem as boas-vindas com uma garrafa de espumante e uma torre de doces franceses tradicionais. À noite, quando voltam ao quarto para dormir, eles se deparam com a cama preparada, blecautes fechados e um chá de ervas calmantes para uma boa noite de sono.

Compartilhe: