O Vietnã é um destino indicado para turistas que querem ver de tudo um pouco: de belos complexos de ilhotas, imponentes formações rochosas com vegetação até cidades de vida noturna pulsante, as possibilidades no país do Sudeste Asiático são amplas e ainda impressionam pelo que seus costumes, cultura e história reservam. Por oferecer a possibilidade de desbravar belos cenários com segurança, facilidade e baixo custo, é um destino que pode facilmente ser incluído no roteiro de brasileiros.
O país está localizado em uma região bastante privilegiada. Com uma área total de mais de 331 km², o Vietnã se estende por boa parte da costa do Mar da China Meridional e tem o clima predominantemente tropical. Diversidade de praias, rios e ilhas não faltam para refrescar os passeios.
Além disso, o país faz fronteira com China, Tailândia , Laos, Camboja e Filipinas, sendo alguns deles bastante cobiçados também pelas belezas naturais e pela forte conexão com a espiritualidade.
Por ter sido dominada pela França (do qual o Vietnã foi colônia), Mongólia e China, o país apresenta uma forte mescla de heranças culturais visíveis na população e nos arredores de cada cidade. Apesar de apresentar um mix fascinante de possibilidades, do custo-benefício e dos cenários paradisíacos, o país é pouco buscado por turistas do ocidente.
A baixa popularidade está relacionada ao impacto na imagem do país, que entre 1955 e 1975 abrigou a Guerra do Vietnã. Inicialmente, o conflito foi iniciado por motivos ideológicos e disputado pela parte norte e sul do país; no entanto, a guerra escalonou após o envolvimento dos Estados Unidos, em 1959, e causou efeitos devastadores na região, como perda de milhares de civis e destruição de grande parte do território vietnamita.
Ter em mente os eventos e consequências que a guerra causou no país é importante como contexto. Isto porque existem diversos pontos turísticos e monumentos que fazem relação direta aos acontecimentos ou que revisitam o período a partir do ponto de vista da população vietnamita.
Por se tratar de um estreito território na costa do mar chinês, os turistas optam por transitar por todo o país começando de uma das extremidades, principalmente no sentido Norte a Sul. A jornada geralmente é iniciada em Hanói , capital vietnamita, que é a segunda maior cidade do país e concentra a maior parte do fluxo de turistas.
Como chegar ao Vietnã?
O Brasil tem opções de voos diretos ao Vietnã, que podem durar em torno de 31 horas. Uma opção mais barata é ir até Bangkok, na Tailândia, e de lá pegar outro voo para o Vietnã.
Hanói
Capital vietnamita, a cidade é efervescente e mescla diversas culturas, apresentando influências arquitetônicas e de costumes de outros países do Sudeste Asiático, além da China e da França. Por lá, é possível encontrar diversos comércios de rua, que são muito comuns no país, visitar templos e conhecer a história do país por meio dos museus.
Entre os pontos turísticos para se visitar estão o One Pillar Pagoda, um pequeno templo budista sustentado no meio de um lago com arquitetura inspirada na flor de lótus; o belo Van Mieu, também conhecido como Templo da Literatura, que ostenta uma bela estrutura imperial construída no século 11 e jardins deslumbrantes; a Cidadela de Hanói, que reúne palácios, ruínas e estruturas antigas; e o mercado noturno de Hanói, onde se encontram diversos bares e restaurantes.
Ha Long Bay
Uma das regiões mais buscadas no Vietnã, trata-se de uma baía relaxante e esplendorosa de águas verde esmeralda, que reúne uma grande diversidade de montanhas e formações rochosas. Ali, o turista consegue desbravar a floresta tropical, fazer passeios de barco ou conhecer algumas ilhotas, como a Cho Da e a Am Tich.
Concentra os fãs de ecoturismo e turismo de aventura, já que é possível mergulhar, fazer trilhas e escaladas. Não deixe de conhecer o Parque Nacional Cát Bà, uma reserva da biosfera que reúne muitas formações rochosas cobertas por vegetação.
Ho Chi Minh
A cidade desempenhou um papel importante durante a Guerra do Vietnã. Localizada no sul do país, é possível encontrar diversos monumentos históricos e visitar trechos importantes para o dia a dia daquele período. Entre os destaques estão o Museu da Guerra do Vietnã; o sistema de túneis Cu Chi Tunnels, por onde passavam os vietcongues durante a guerra; e passeio pelo Rio Mekong, cuja extensão alcança seis países diferentes.
Ho Chi Minh também é dona de diversos monumentos do período colonial francês. Destaque para a Basílica de Notre-Dame e para a região do mercado Bến Thành, um dos pontos mais badalados da cidade.
Ha Giang
É uma região que abriga uma vasta diversidade cultural e de povos vietnamitas: por lá, estima-se que podem ser encontradas 22 etnias diferentes. A região também encanta pelas preciosidades naturais, como as altas montanhas completamente tomadas pela mata; o passeio pelo charmoso lago Hồ Noong; e um vasto centro dedicado ao ecoturismo chamado Thach Lam Vien.
Da Nang
A província é muito conhecida por abrigar um dos cartões-postais da história moderna do Vietnã: a Ponte Dourada (Cầu Vàng). Trata-se de uma ponte pedonal localizada nas Montanhas Anamitas que está a 1,4 mil metros do nível do mar e 150 metros de comprimento. Abaixo da ponte, há duas esculturas enormes de mãos que sustentam a passarela. Uma das mais cobiçadas atrações turísticas do país, é preciso usar um teleférico para chegar na ponte. A subida é recompensadora por oferecer uma vista panorâmica das florestas de Ba Na. A província conta ainda bom belas praias e colinas.
Hoi An
A simpática cidade vai cativar quem gosta de passear entre casinhas coloridas e ter a sensação de que a estética da cidade parou no tempo. Hoi an é sinônimo de tranquilidade com ruas cortadas pelos canais e ruas estreitas (em algumas não se pode entrar de carro nem de moto).
A arquitetura local é bastante diversa e se reveza entre estilos, eras e cores. Hoi An também é muito buscada por casais que querem romantismo em cada detalhe. Destaque para os passeios de barco pelos canais, a ponte japonesa Chùa Cầu e a grande diversidade de templos.
Mũi Né
Este verdadeiro paraíso é repleto de hotéis luxuosos, as famosas dunas, praias com faixas de areia branquinhas, coqueiros e mar límpido. Não à toa, Mũi Né é considerado um dos principais destinos domésticos, e é onde os vietnamitas vão para descansar e aproveitar a natureza. O balneário é coberto pelo Mar da China Meridional e fica no sudeste do Vietnã. É a aposta certa para quem quer curtir o clima extremamente tropical e aprender a fazer atividades aquáticas.
Nha Trang
Nha Trang ostenta o clima tropical da costa do Vietnã, praias de águas bem azuis, ilhas perto da costa e diversos pontos propícios para mergulho. É uma região extremamente badalada. As faixas de rua perto da orla, as montanhas ao longe e o agito do local remete bastante à atmosfera das praias do Rio de Janeiro.
É uma cidade pequena que pode ser visitada em poucos dias. Quem passar por lá pode desfrutar dos picos das montanhas, templos budistas e catedrais e a torre rosada em formato de flor-de-lótus Huong Tram, no centro.
Huế
Localizada no centro do Vietnã, Huế chegou a ser a capital do Vietnã. Era lá onde moravam os imperadores da Dinastia Nguyễn, que existiu ali no período em que o país foi anexado à Indochina Francesa. Por isso, espere encontrar diversas construções imperiais magníficas. Palácios, santuários e uma cidadela existente desde o século 19 estão entre as atrações.