O México é um país muito particular, tão grande em superfície, como em recursos naturais e beleza. É uma terra de contrastes, desde o norte árido à costa do Pacífico, passando pelo centro barroco e colonial até chegar à conhecida Península de Yucatán, berço de culturas milenárias. Neste enclave privilegiado pela natureza, os vestígios dos seus antigos habitantes subsistem através de um sol radiante e junto a umas praias de areia branquíssima. Hoje em dia é um destino preferido por turistas de diversas nacionalidades que ali encontram um equilíbrio perfeito entre o descanso, a cultura e a diversão.
A cerca de 90 quilômetros do aeroporto de Cancun, fica a Riviera Maya, um verdadeiro paraíso natural banhado pelas águas do Mar das Caraíbas. Possui uma costa de mais de 120 quilômetros entre Puerto Morelos e Punta Allen, região da Península de Yucatan. Devido ao seu clima semitropical, com uma temperatura média anual de 25°C, é considerado um dos destinos turísticos de maior crescimento durante a última década. Lá é possível descansar em luxuosos resorts escondidos na floresta, que oferecem alternativas de diversão e descanso nos seus campos de golfe e exclusivos spas; ou nas suas praias de areia branca, como as do Secreto e Paraíso, onde poderá apanhar sol e praticar todo tipo de atividades aquáticas, como mergulhar nos espetaculares corais que dão forma ao maior recife maia, situado à frente das suas praias. Também descobrirá antigas cidades maias como Cobá e Tulum, esta última à beira-mar e conhecerá incríveis reservas ecológicas como: Sião Ka´an, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, onde poderá praticar também o ecoturismo, pesca do peixe vela e marlim, entre outras atividades ao ar livre, tais como caminhadas ou andar a cavalo, com o mar das Caraíbas como cenário principal.
Durante a visita à Riviera Maya, não deixe de visitar Xcaret e Xel-Há, os dois parques temáticos mais importantes do México, onde, além de observar magníficos exemplos da flora e fauna local, terá a oportunidade de praticar snorkel nos rios subterrâneos, uma experiência inesquecível. Ao fim da tarde, é altura ideal para comer uma deliciosa lagosta, descobrir os espaços para dançar ou outra diversão noturna, no fundo, desfrutar o melhor da vida.
Passeios que você não pode deixar de fazer:
Na Riviera Maya poderá fazer caminhadas ou andar a cavalo enquanto admira as suas belas paisagens e os cenários selvagens banhados pelo Mar das Caraíbas, ou entrar nas profundidades de um poço natural (espelho de água que está ligado através de um subterrâneo) e deslizar com um cabo de aço, ajudado por uma polia, nos troncos das árvores.
Runias de Tulum:
São uma das principais atrações da Riviera. Para quem pretende aliar cultura, história e praias paradisíacas, este é um lugar a não perder. Em frente ao templo principal existe uma praia de águas muito azuis, que pode usar para se refrescar enquanto visita os templos.
Pirâmide Kukulcán, em Chichén Itzá:
Uma das atividades imperdíveis quando se visita a Riviera Maya é fazer uma excursão a Chichén Iztá. O melhor é partir bem cedo, porque o sol a meio da manhã torna o passeio quase insuportável e é uma pena não conseguir desfrutar em pleno do que resta de uma cidade maia. Vale a pena percorrer todo o perímetro e vasculhar todos os cantos. Um dos símbolos da antiga cidade maia de Chichén Itzá é a pirâmide Kukulcan, que representa um calendário anual em pedra, que marca os solstícios e equinócios e é composta por 91 degraus de cada lado, que totalizam 364.
A plataforma superior, comum aos quatro lados, soma 365, como os dias do ano. Fundada por volta de 514 antes de Cristo, a cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do Nordeste de Yucatán.
O templo-pirâmide de Kukulcán, considerado como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo é a par do Observatório, uma construção bem representativa dos interesses e dos conhecimentos de astronomia e de matemática dos maias, bem refletidos na arquitetura.
Para os amantes do mergulho
A Riviera Maya conta com inúmeros locais onde poderá praticar mergulho, snorkel e espeleomergulho, cercado por espetaculares formações de corais, pertencentes ao grande recife maia e também poderá explorar extraordinários sistemas subterrâneos, povoados por uma enorme biodiversidade de espécies marinhas:
– Parque Ecológico de Xpu-Há;
– Reserva de la Biosfera de Sian Ka’an
– Xel-Há
– Xcaret
– Playa del Carmen
– Majahual
– Parque Natural Aktun Chen
Informações:
Documentação: Passaporte válido
Moeda: Peso
Voltagem elétrica: A corrente é de 110 volts
Idioma: Espanhol
Fuso horário: – 2 horas
Clima: A temperatura está condicionada pela altitude. As terras quentes, como a Península de Yucatán, possuem um clima tropical. Ao contrário, México D.F., que está situada a 2.225 metros de altitude, possui um clima bastante fresco, à volta de 18º C em média.
Fonte: Revista Digital Próxima Viagem – http://www.aproximaviagem.pt/n1/07_artigoRivieraMaya.html
Crédito pelas imagens: Divulgação CVC / Thinkstock