Los Cabos é conhecido como “El fin de la tierra” (O fim da terra), já que é a última porção de terreno da Península da Baixa Califórnia, o vasto e generoso território que começa na fronteira entre o México e os Estados Unidos. É precisamente devido à proximidade entre esses dois países que Los Cabos indica uma grande influência de estilo de vida estadunidense, em termos de serviços urbanos e centros comerciais.
De um lado, Cabo San Lucas, cidade que abriga uma agitada vida noturna e uma concorrida marina de onde partem as embarcações para os principais pontos de mergulho. De outro, a quase 30 km de distância, a discreta San José del Cabo preserva o lado colonial dessa região localizada no extremo sul da Baja California.
A primeira é banhada pelo Pacífico das águas frias e agitadas. Já San José guarda a maior surpresa do destino: o Mar de Cortés e seus tons azulados que recortam o interior dessa península mexicana cuja variedade marinha foi alcunhada de “aquário do mundo” por ninguém menos do que Jacques Cousteau.
Localizadas em uma área semidesértica do país, em que o sol só não garante presença durante dez dias do ano, essas cidades estão conectadas pelo Corredor Turístico, uma via de 29 km que cruza praias selvagens, vales e resorts de luxo que costumam receber hóspedes com bolsos despreocupados.
É por ali que passam os que visitam atrativos locais como a Playa del Amor e El Arco, emblemática formação rochosa esculpida, naturalmente, bem na esquina entre o Pacífico e o Mar de Cortés. Os passeios saem da marina de Cabo San Lucas e incluem ainda uma paradinha estratégica para avistar focas e leões marinhos que costumam habitar rochas da região.
A paisagem encontrada ao longo do trajeto, que inclui também uma visita à Playa del Divorcio, costuma arrancar suspiros profundos até de quem viaja desacompanhado – embora seja altamente desaconselhável desembarcar sem a cara metade nesse destino famoso entre casais em lua de mel ou qualquer outro motivo para ficar a dois (e a sós).
Para dar uma mãozinha na criação do clima, alguns hotéis chegam até a contar com um departamento de romance com serviços voltados exclusivamente para os apaixonados. Em resorts a beira mar é possível ver um filme em uma TV de 50 polegadas montada em plena areia, ser massageado ao ar livre na suíte, fazer um passeio a cavalo pelo deserto ou dormir, literalmente, sob as estrelas em um terraço privativo.
Crédito pela matéria: https://viagem.uol.com.br/noticias/2011/10/10/los-cabos-no-mexico.htm
Crédito pelas imagens: Thinkstock / Divulgação CVC