O Arquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha… ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.
Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.
Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha. As praias recortadas em meio a grandes formações rochosas parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e um pouco de inspiração.
Noronha foi uma base militar com ótimo sistema de fortificação e também prisão, que deixaram como herança fortalezas com uma bela vista para o pôr do sol. Hoje em dia sua área está dividida entre a APA (Área de Preservação Ambiental) e o Parque Nacional Marinho, que fazem a proteção do lugar. Ver golfinhos acompanhando os passeios de barco e tubarões num mergulho no mar não são fatos nada raros.
Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época escolhida, será uma viagem prazerosa. No entanto, o tempo e as condições do mar variam ao longo do ano. Escolher uma época para viajar é também escolher que Noronha você encontrará.
Os nativos dizem que Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho). Mas estar na época de chuvas não significa que vai chover todos os dias – são chuvas esporádicas e mesmo nesse período você desfruta de bons dias de sol. É bom recordar, apenas, que as chuvas fazem as ruas de terra ficarem cheias de lama e esse é um fato bastante desagradável para quem precisa caminhar pela ilha.
A temperatura média em Noronha é de 28°C, e ao longo do ano ela se mantém estável. O mar, além de limpo, está sempre na casa dos 24°C. Noronha é quente o ano todo, por isso leve muitas roupas frescas, mas vale também o reforço de ter um agasalho para se proteger do vento.
Os meses escolhidos para sua viagem significam também encontrar hospedagens e serviços mais baratos ou caros. Nos períodos de férias, como final de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, a ilha fica mais cheia. Entre abril, maio e junho as chances de encontrar bons preços nas pousadas é maior.
Como as variantes são muitas, analise que tipo de situação você prefere encontrar para escolher a data de sua viagem. Lembre que, independentemente da data, Noronha é sempre quente e bela, além de um verdadeiro encanto para os olhos.