Não se pode negar que as Ilhas Baleares formam um arquipélago de estilo único no Mar Mediterrâneo. O que é hoje um importante destino turístico, há mais de dez séculos era um porto vital para o comércio no Mediterrâneo.
Embora o arquipélago seja constituído por cinco ilhas – Formentera, Cabrera, Mallorca, Menorca e Ibiza – as três últimas são as que mais se destacam em tamanho e interesse. Isso porque elas têm muito a oferecer aos visitantes. Em resumo dá para dizer que Mallorca é a ilha perfeita para uma visita cultural, Menorca para uma escapadinha romântica e Ibiza para badalar, com festas até o corpo dizer chega.
No entanto, saiba que há um elemento comum tanto em Las Gimnesias (Mallorca e Menorca) como em Las Las Pitiusas (Ibiza e Formentera): a beleza estonteante das praias de areia branca e suas cristalinas águas. E ainda, em cada uma das ilhas do arquipélago é possível encontrar lugares onde se pode praticar todos os tipos de esportes, do mergulho e snorkel ao ciclismo e passeios a cavalo.
Mallorca
Mallorca (ou Maiorca) é a maior das Ilhas Baleares e lá que encontramos a capital Palma de Mallorca. Esta ilha é perfeita para uma visita cultural e é em Palma que encontramos uma beleza arquitetônica ímpar. Listo aqui as construções mais importantes:
Catedral de Mallorca: conhecida como La Seu (A Seu), a catedral tem estilo gótico e é cercada por muros árabes que protegiam a cidade no passado. Ela foi construída sobre uma mesquita, a maior do mundo gótico. Outra características, é que ela foi construída voltada para o mar, o que a torna ainda mais exclusiva.
Palau Reial de l’ Almudaina: este palácio real é uma modificação do palácio muçulmano começou em 1281 e é atualmente uma das residências da Família Real Espanhola (hoje o palácio só é utilizado unicamente para cerimônias oficiais e recepções) . Ele está localizado ao lado da Catedral e rodeado por pequenas vielas e ruas estreitas que compõem o bairro árabe e a Cidade Velha.
Museu de Mallorca: Este museu está localizado em uma mansão construída no século XVI. Uma verdadeira mistura de estilos arquitetônicos, com por exemplo varandas barrocas e janelas góticas. Em seu interior é possível fazer um tour pela história de Mallorca, desde os primeiros assentamentos até as obras de artistas contemporâneos, transitando pelas mais diversas colonizações que a Ilha ganhou.
Castell de Bellver: Este castelo gótico foi construído no início do século XIV, e se destaca por ser um dos poucos castelos da Europa com base circular. Ele está localizado no topo de uma colina com vista para a baía, e em seu interior encontramos o Museu de História da Cidade, a capela de Sant Marc e do topo é possível desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade e da baía.
No entanto, ao visitar Mallorca é recomendável não permanecer apenas em Palma, mas visitar e conhecer seus arredores, povos e aldeias vizinhas. Talvez as mais importantes são Manacor, Soller e Andratx. Uma turnê por qualquer parte da ilha oferecerá a oportunidade de desfrutar de um magnífico litoral, com planícies e montanhas que formam uma paisagem verdadeiramente incrível.
E sim, em cada canto é possível encontrar magníficas praias e pequenas enseadas escondidas, o que lhe permitirá usufruir do mar e do sol com toda a tranquilidade desejada: Cala Fornells, Cala d’Or, Cala Mendia, Cala Boquer… Porém, é preciso levar em conta que Mallorca atrai um número infinito de turistas alemães e britânicos, assim que é provável que em algum momento o sentimento será de estar em outro país.
Menorca
Menorca é para muitos a mais bela ilha do arquipélago, e as suas praias e enseadas não deixam nada a desejar para o Caribe. É ideal para umas férias românticas com seu parceiro ou alguns dias de sol e relaxamento com a família. Além disso, em 1993, a ilha foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO devido aos seus valores naturais e diversidade ambiental.
Além das praias, por lá encontramos povoados muito agradáveis como a Ciutadella de Menorca (famosa por suas festas de San Juan), Mahon (capital de Menorca) ou Binibeca (uma pequena vila de pescadores com casas brancas e ruas estreitas).
Por outro lado, é difícil não ser atraído pelos vestígios pré-históricos e populares na ilha. A Naveta des Tudons é considerada o edifício mais antigo de toda a Europa, e todo ano recebe milhares de visitantes, enquanto a Torre d’en Galmés e a Torralba d’en Salord são provavelmente pré-históricos e até são cuidadosamente preservadas.
Ainda assim, a maior atração da ilha são suas praias. Cala Galdana é uma das mais conhecidas, por sua beleza e seu formato de um semicírculo quase perfeito, além claro de suas águas cristalinas e areias brancas. A única desvantagem é que, há uns 20 anos, de tão espetacular ela se tornou alvo da urbanização. Son Bou é a maior praia de Menorca e é completamente aberta para o mar, por isso é importante não ignorar as bandeiras de sinalização, para evitar qualquer acidente, especialmente quando os ventos sopram muito fortes. Cala’n Porter, por outro lado, é uma praia que está completamente protegida dos ventos pelas suas falésias em forma de concha e nos últimos anos conquistou um papel importante no roteiro do visitante.
Se a preferência for por uma praia mais abrigada das multidões turísticas, Talaier pode ser a escolha perfeita. É uma praia ainda virgem, onde não há serviços (como o de guarda-sóis ou espreguiçadeiras), apenas água clara e areia branca… Já Cala Mitjana e Cala Mitjaneta são outras duas enseadas ainda intocáveis e apesar da dificuldade de chegar até lá, a serenidade e a imensidão do mar compensarão qualquer esforço.
A verdade é que ao longo da costa você pode encontrar praias e enseadas incríveis onde é possível desfrutar do sol, do mar, da tranquilidade e da companhia de seu parceiro sem ter centenas de pessoas ao seu redor e uma dificuldade enorme para encontrar um lugar vazio onde estender sua toalha e colocar o seu guarda-sol.
Ibiza
É claro que, ao fazer parte das ilhas do arquipélago Balear, Ibiza é dona de uma beleza extraordinária. Suas praias e enseadas surpreendem na primeira visita, e hoje a ilha está entre os destinos turísticos mais populares, também por ser dona de praias bastante conhecidas e badaladas como Ses Figueretes, Talamanca, Cala Salada e Cala Xarraca.
Em Ibiza encontramos, também, o Parque Natural de Ses Salines, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1999. Porém, apesar do apelo natural da ilha, a característica mais marcante é a sua vida noturna e o desejo de badalar.
Muitas vezes considerada como a capital mundial da diversão, Ibiza oferece os melhores clubes e DJ´s do mundo. Todo verão a ilha se enche de turistas ansiosos por suas festas, querendo se divertir e não pensar em mais nada. O melhor de tudo é que a ilha sabe perfeitamente combinar o seu patrimônio natural e cultural com as novas tendências e interesse pelas inovações musicais; o que a tornou reconhecida mundialmente.
Os bares e os clubes da ilha vão muito além do esperado, para anunciar seus eventos e atrair mais e mais pessoas, por exemplo, organizam espetáculos audiovisuais e desfiles ao longo do seu porto, onde centenas de pessoas não conseguem deixar de admirar.
Aqui apresentamos alguns dos clubes mais importantes da ilha:
Pacha: é um clube com mais de dez sedes por todo o mundo, embora é no centro de Ibiza que provavelmente está concentrada a mais popular e mais conhecida delas. Descendente da era hippie, foi capaz de se adaptar para se tornar um dos clubes mais importantes da Europa e aderiu a revolução da música eletrônica. Conta com diferentes salões para diferentes gostos musicais e é a única macro discoteca que permanece aberta todo o ano.
Amnesia: este é provavelmente um dos clubes mais célebres da história da Europa. A casa já foi sede das reuniões hippies e da luta pela paz nas décadas de 60 e 70. Nascendo assim um lugar totalmente embalado pela música local, e palco de todos os tipos de substâncias que ajudavam a qualquer um se divertir e esquecer de tudo (ou seja, daí nasce o nome do clube). Embora – devido à poluição sonora local – não é ao ar livre, no Amnesia já estiveram os principais personagens da música e da moda, do mundo, além dos melhores DJ´s que até hoje ainda passam por sua cabine.
Privilege: é considerada a maior festa do mundo, já que pode receber 10 mil pessoas. No seu interior há uma grande quantidade de bares, jardins e até mesmo uma piscina, e seu telhado a 25 metros de altura permite espetaculares festivais de luzes e cores. Suas origens contemplam o final dos anos 80, ou seja este clube também já foi palco de muito, e viveu, inclusive, toda a revolução da música eletrônica.
Space: localizado a praia d’en Bassa, o clube já recebeu vários prêmios e já foi, inclusive, eleito o melhor clube do mundo. As pistas ficam lotadas o dia e a noite inteira, já que o lugar fecha suas portas apenas duas horas por dia. Em sua cabine, já passaram os melhores DJ´s do mundo.
Referência: http://pt.hostelbookers.com/blog/ideias-de-viagem/praias/mallorca-menorca-ibiza-ilhas-baleares-mediterraneo/