TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
OS MELHORES DESTINOS DO MUNDO
Mendoza - Argentina

05 Vinícolas que você precisa conhecer em Mendoza – Argentina.

Mendoza é um importante polo de produção de vinho e de azeite, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos da Argentina. Possui mais de mil vinícolas localizadas, em sua grande maioria, nas regiões de Maipú e Luján de Cuyo, aproximadamente 30 minutos de Mendoza.

Os tours incluem visitas guiadas que mostram as etapas da produção do vinho e os diferentes tipos de uva, além de degustação da bebida. Abaixo selecionamos 05 vinícolas que você precisa conhecer em sua visita à Mendoza.

Catena Zapata

É possível definir Catena Zapata em apenas uma frase. O melhor produtor da Argentina. Quem afirma são os críticos. Para Jancis Robinson, trata-se do “maior e mais confiável nome da Argentina”; na opinião de Robert Parker, “Catena representa o máximo em vinhos da América do Sul”; a Wine Spectator considera a bodega “líder inquestionável em qualidade na Argentina (…) praticamente todos os melhores vinhos argentinos são produzidos pela Catena Zapata”.

São muitos os feitos da Catena. O produtor foi o grande pioneiro de qualidade em seu país, ao elaborar na década de 1990 os primeiros vinhos argentinos em pé de igualdade com os melhores vinhos do mundo. Os consagrados Catena Alta, Catena Zapata, Malbec Argentino e Nicolás Catena Zapata são exemplos dessa época e verdadeiras obras-primas na atualidade. Catena também foi o responsável pelo ressurgimento da Malbec. Ao realizar a primeira grande seleção clonal da uva, deu uma nova dimensão a essa variedade, que cultivada nos vinhedos de altitude da família passou a produzir tintos de Malbec absolutamente fantásticos, incrivelmente aromáticos e com taninos sedosos, em um estilo que serviu de inspiração a outros produtores, inclusive na França, berço da variedade. Em 2020, Catena recebeu da Drinks International Magazine o título de “A marca de vinho mais admirada do mundo”, coroando a trajetória meteórica da mais premiada vinícola da América do Sul.

Zuccardi Vale de Uco

Foi no ano de 1963 que o engenheiro Alberto Zuccardi fundou a vinícola que leva o sobrenome de sua família, a Zuccardi Wines. Na época, começou as experimentações de um novo sistema de irrigação que idealizou com base em um método então usado na Califórnia. As três gerações se reúnem no comando da vinícola familiar, que ainda é um dos maiores lares de inovação enológica de Mendoza, principal região vinícola da Argentina. Não à toa, Sebastián Zuccardi está em primeiro lugar no ranking dos 10 melhores enólogos da América do Sul, além de estar, ao lado do seu pai Jose Alberto Zuccardi, na lista das cinco pessoas mais influentes do vinho argentino.

A arquitetura da vinícola é outro motivo de deslumbramento. De estilo modernista, a construção é toda feita de pedras naturais da região e concreto, como homenagem ao cenário montanhoso, e assume uma postura imponente ao redor dos vinhedos e da cordilheira. Na bodega, nada de barricas de madeira ou inox – o vinho é armazenado em grandes tanques de concreto!

Chandon

Um dos primeiros investidores estrangeiros na Argentina foi a champagnerie francesa Chandon, que percebeu um grande potencial para vinhos espumantes após uma visita na década de 50. Eles merecem o crédito pelo aumento do interesse estrangeiro na região, pois o fato de um dos mais importantes rótulos de espumantes do mundo ter investido na Argentina, atraiu centenas de outros investidores.

A vinícola, localizada a uma hora da cidade de Mendoza em direção ao sul, no distrito vitivinícola de Alto Agrelo, em Luján de Cuyo, mostra os diferentes métodos de elaboração de espumantes, como o champenoise ou método tradicional, mais artesanal, e o charmat, através do qual os espumantes são produzidos em tanques maiores.

Você pode saborear as diferentes linhas na sala de degustação, incluindo o Blanc de Blanc (branco feito a partir de uvas brancas) e o Blanc de Noir (branco feito a partir de uvas tintas).

Prazer sibarita: o atrativo restaurante de estilo Orangerie oferece um delicioso almoço harmonizado com grandes vinhos espumantes, que vai agradar o paladar dos amantes da gastronomia com interessantes texturas e sabores!

Achaval Ferrer

A vinícola Achaval Ferrer nasce da amizade entre dois colegas de trabalho Santiago Achaval e Manuel Ferrer, em 1998. Na época, Santiago admitia que a ideia era fazer um vinho “tipo corte bordalês”, mas, trabalhando ao lado do visionário enólogo italiano Roberto Cipresso, o conceito mudou radicalmente. Após se depararem com a riqueza dos vinhedos centenários de Malbec, eles fundamentaram seu projeto na variedade encontrando três terroirs especiais.

Mais recentemente a vinícola lançou seu mais exclusivo projeto, o Achaval Ferrer Blend de Fincas Edição Limitada. Este vinho, produzido apenas na safra 2014, é elaborado a partir do blend das das melhores parcelas de cada um dos seus consagrados vinhedos. A produção foi limitada a apenas 2.000 garrafas, todas numeradas. O talentoso enólogo Gustavo Rearte dedicou anos para desenvolver com perfeição este vinho, com enorme emepnho e estudo para selecionar as melhores parcelas dos vinhedos Altamira, Bella Vista e Mirador, e juntá-las para compor de forma magistral este vinho tão especial.

Nieto Senetiner

Uma vinícola com mais de 130 anos de história: Nieto Senetiner é uma referência no país por sua trajetória e qualidade. Reconhecida por estar em constante evolução, com o compromisso de estar sempre em movimento. Com uma qualidade excepcional e um portfólio de marcas reconhecidas que convida a explorar e a descobrir um verdadeiro ícone do vinho argentino.

Em uma estrutura que respeita o estilo histórico da colônia, a elaboração de seus vinhos é realizada em tanques de diferentes tamanhos, a fim de preservar a qualidade de nossas uvas. A produção e o armazenamento do vinho em barris de carvalho são cuidados em todos os seus detalhes, e também contamos com um setor especial onde produzimos nossos vinhos espumantes com os métodos charmat e champenoise.
Como um dos expoentes mais qualificados dos vinhos do novo mundo, Nieto Senetiner exporta seus produtos para mais de vinte países e tornou-se, ao longo dos anos, um embaixador internacional privilegiado da alta qualidade do vinho argentino.

Compartilhe: