O Jalapão é um destino imperdível para aventureiros e amantes da natureza, considerado um dois locais de exuberância natural e paisagens de tirar o fôlego.
O estado do Tocantins abriga um rumo de ecoturismo, é repleta de águas cristalinas, chapadões, serras e cerrado abundante, rica em cachoeiras, rios, dunas e nascentes impressionantes.
Jalapão fica a cerca de 200 km de Palmas, A riqueza da fauna e flora é fascinante. É possível, por exemplo, avistar desde onças e gambás até tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas e outros animais em meio às trilhas.
A combinação da paisagem com as espécies torna a região um local único entre os destinos ecoturísticos brasileiros. Jalapão está sendo descoberto pelos turistas que buscam alguns dias de descanso longe dos grandes centros urbanos. O destino é ideal para relaxar e curtir intensamente o contato com a natureza. A região é uma das mais bem preservadas do país e o acesso, ainda limitado, faz do Jalapão uma região bem pouco explorada. É hora de sair do roteiro comum e seguir para um refrescante banho nas águas do Jalapão, afinal, sol é o que não falta.
É importante lembrar que o clima no Tocantins é do tipo tropical, com duas estações bem definidas: seca entre maio e setembro, e chuvosa de outubro a abril.
Separamos alguns lugares surpreendentes de jalapão para conhecer.
A Lagoa do Japonês
A Lagoa do Japonês tem águas cristalinas, uma paisagem verde de tirar o fôlego e formações rochosas dignas de comparações com os paraísos da Tailândia e Caribe. O lugar oferece uma verdadeira imersão na natureza, sendo perfeito para quem procura por lindas paisagens, mergulhos e um pouco de calmaria.
PEDRA FURADA
A Pedra Furada está situada a aproximadamente 30 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins. Trata-se de um grande conjunto de blocos de arenitos, que foi esculpido pela ação da chuva e dos ventos, formando diversos buracos em formatos de arcos que lembram alguns portais. você tem uma vista surpreendente, é perfeito para ver o pôr do sol e pra você tirar fotos fantásticas.
CACHOEIRA DA VELHA
Cachoeira da Velha é uma das principais atrações localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão e a maior cachoeira da região. A potência dessa queda d’água oferece espetáculo grandioso para os turistas, que podem chegar bem perto seguindo pela plataforma de madeira construída especialmente para observação da paisagem. São 100 metros de largura e 15 metros de queda. Destaque para a árvore que cresce em meio à cachoeira, no paredão que separa as duas quedas. A Cachoeira da Velha recebe as águas do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. O acesso é gratuito e o carro chega à beira da plataforma, o que facilita para todos os turistas.
FERVEDOURAS BELA VISTA
Considerado o mais bonito do Jalapão, o Fervedouro Bela Vista é visita imperdível para quem está na região. A piscina desse fervedouro é a maior entre todos os fervedouros abertos para visitação e conta com 15 metros de diâmetro de água transparente e incrivelmente azul. É impossível não ficar hipnotizado com a cor da água e a beleza da natureza que cerca o espaço.
O acesso ao Fervedouro Bela Vista acontece por uma plataforma de madeira que ajuda a preservar o sensível solo ao redor. Há uma grande nascente principal no Bela Vista, onde é possível sentir a flutuação característica dos fervedouros. Para quem quiser curtir o lugar de maneira menos comum, vale investir em um mergulho noturno — permitido nesse local.
DUNAS
O intenso dourado toma conta das Dunas do Jalapão ao pôr do sol. A areia ganha nova tonalidade e leva ainda mais beleza ao lugar. Em meio ao cerrado, o fenômeno único ajudou a dar fama ao Parque Estadual do Jalapão. A cada final de tarde, o espetáculo reforça que a beleza local é mesmo inesgotável. As Dunas do Jalapão são visita obrigatória para quem viajar pela região. O conjunto de dunas é formado pela erosão das rochas de arenito que formam a Serra do Espírito Santo. Com a ação do vento e uma conjunção perfeita de fatores, a areia é depositada sempre no mesmo local, dando origem à única formação de dunas no cerrado brasileiro. O visual é paradisíaco e rende fotos espetaculares. Prepare a câmera!