Walt Disney World, o complexo de seis parques (quatro temáticos e dois aquáticos) e muitas atrações em Orlando, na Flórida, quer chegar em 2021, quando completa 50 anos, completamente renovado, antenado com as tendências e os novos consumidores, sem perder, claro, o DNA de melhor contador de histórias do planeta, com foco nas famílias e nas crianças de todas as idades.
Com os demais parques e atrações já “atualizados” — Disney Springs (antiga Downtown Disney) reformulada; Magic Kingdom e sua New Fantasyland, além dos novos shows; Animal Kingdom com Pandora: o Mundo de Avatar e toda uma programação noturna; e Disney’s Hollywood Studios com Toy Story Land e Star Wars: Galaxy’s Edge (a segunda parte será aberta em dezembro), – a Disney World voltou suas atenções para Epcot, que será um novo parque até 2021. E ainda anunciou a estreia do novo show do Cirque du Soleil, o nome do quinto navio da frota da Disney Cruise Line (Disney Wish) e um novo aplicativo.
Não que as novidades de 2019 já tenham acabado, afinal, este ano ainda haverá, além da segunda atração de Galaxy’s Edge (Rise of the Resistance, em 5 de dezembro), a abertura de um novo resort (Disney Riviera, em 16 de dezembro), o teleférico Disney Skyliner (30 de setembro), que ligará os parques Hollywood Studios e Epcot e também alguns resorts, e novos shows, como Epcot Forever, que substitui o Illuminations até a chegada do novo HarmonioUS em 2020. Também este ano a Disney World já abriu Galaxy’s Edge, na área de Star Wars do Hollywood Studios, Grand Destino, nova torre de apartamentos do hotel Coronado Springs e o NBA Experience, em Disney Springs.
Mas como planejamento é um dos trunfos de qualquer parque, é preciso estar com a cabeça na próxima década, como a Disney também mostrou ao anunciar os novos filmes e séries da Marvel, de Star Wars e dos próprios estúdios Disney. Não faltarão histórias para serem contadas e para entreter as crianças de todas as idades por muito mais gerações.
EPCOT COM MAIS PERSONAGENS
Um dos quatro parques temáticos de Walt Disney World e o que mais estava precisando de um upgrade, Epcot será completamente transformado, segundo informações detalhadas apresentadas na convenção D23, na Califórnia, pelo chairman de Produtos e Experiências dos parques Disney, Bob Chapek. Segundo a gerente de Treinamento da Disney Destinations, Gabriela Delai, Epcot ficará extremamente completo depois da reformulação, com atrações para todo tipo de público, de crianças pequenas a famílias e adultos.
No lugar das terras atuais (The Land, The Sea, Future World), Epcot terá quatro áreas principais (World Showcase, onde estão os pavilhões de países, World Discovery, World Celebration e World Nature). Outra mudança será uma quantidade maior de atrações com personagens famosos do mundo Disney, algo que faltava no parque.
Com isso, nomes como Remy, de Ratatouiile, os Guardiões da Galáxia, da Marvel, Mary Poppins, Moana e os patinhos de Ducktales se espalharão pelas atrações e novas áreas. A imagem de um parque mais para adultos sairá
de vez de algumas mentes. Cada nova área terá experiências focadas em inovação e autenticidade, levando os visitantes a novos destinos e atiçando sua curiosidade, interatividade e “a magia da possibilidade”.
PAÍSES
O World Showcase continuará a celebrar cultura, gastronomia, arquitetura e tradições de diversos países, como Noruega, Reino Unido, México, China e Marrocos. Agora com mais magia Disney.
No pavilhão do Reino Unido será aberta a primeira atração inspirada em Mary Poppins, filme que teve continuação em 2018. A aventura se passará na casa da família Banks, no número 17 da Cherry Tree Lane. Vale lembrar que a personagem já participa de um meet and greet no pavilhão, recebendo os visitantes. E como prometido, em 2020 Epcot estreará o maior show noturno já produzido para um parque da Disney, com o mais longo show de fogos, título que hoje pertence, na Disney World, ao Happily Ever After, do Magic Kingdom, com 22 minutos. A ideia é celebrar como a música da Disney inspira pessoas do mundo todo, e esses povos estarão representados no show HarmonioUS. Barcos alegóricos, águas dançantes, show de luzes, focos e laser ajudarão a contar a história. Entre outubro e a estreia do HarmonioUS a Disney colocará um show temporário no lugar do atual Illuminations, o Epcot Forever. Portanto, para se despedir do Illuminations a data limite é setembro.
FRANÇA
Ainda em 2020, no pavilhão da França, Remy’s Ratatouille Adventure fará os participantes encolherem ao tamanho do chef Remy, estrela do desenho de 2007, e percorrer o restaurante de Gusteau. A atração é inspirada em uma similar que existe no Walt Disney Studios de Paris. Também na mesma época (no verão americano), o pavilhão da França ganhará um novo restaurante, La Crêperie de Paris, com serviços de mesa ou balcão, com menu elaborado pelo chef Jerôme Bocuse. O restaurante será uma adição aos já existentes. Ainda na França, a atração clássica Impressions de France terá a companhia de uma versão de um show sing-along (cante junto) de A Bela e a Fera, estreando em janeiro de 2020, com direção de Don Hahn, produtor das duas versões Disney do cinema (desenho e live-action). Como se vê, World Showcase continuará sendo uma área rica em gastronomia e cultura, com grande apelo para adultos, mas agora com as crianças tendo mais opções para se divertir.
NOVAS TERRAS EM EPCOT
A nova área World Celebration terá como ícone a Spaceship Earth (sim, a “bola gigantesca de golfe”, símbolo do parque e da Disney) e a atração dentro da Espaçonave Terra terá uma nova narração, efeitos e trilha sonora, contando a história da evolução da comunicação.
Um novo pavilhão será usado para eventos ao vivo e como hub dos festivais do Epcot, como o de Flores e Jardins e o de Vinho e Gastronomia, que continuam se espalhando por todo o parque. Com três andares, proporcionará vista de todo o parque, e, claro, do show noturno. No topo, um parque natural que promete surpreender os visitantes.
Ao sair da Espaçonave Terra, Dreamers Point terá uma nova estátua em homenagem a Walt Disney (sim, tudo começou com um homem), além de um entorno repleto de surpresas e elementos Disney, incluindo uma árvore dos desejos e uma fonte que celebrarão o poder e a música da arte Disney de contar histórias.
WORLD NATURE
A nova área World Nature será dedicada a entender e preservar a natureza. Inclui os pavilhões já existentes The Land e The Seas with Nemo & Friends. Uma nova atração, Journey of Water, será a primeira inspirada no desenho Moana. Será um convite para percorrer uma trilha exuberante e brincar e encontrar águas mágicas, como o oceano no desenho original. A importância do ciclo natural da água estará na essência da atração. No pavilhão The Land (A Terra), um novo filme, Awesome Planet, contará, já a partir de janeiro de 2020, a beleza, diversidade e o dinamismo do planeta.
WORLD DISCOVERY
Na nova área World Discovery, o foco serão as histórias sobre ciência, tecnologia e as aventuras intergalácticas. E por isso é aqui que estará uma das mais aguardadas atrações, Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, um novo pavilhão, “de outro mundo ou galáxia”, com os personagens Marvel da saga Guardiões da Galáxia. Serão os primeiros personagens Marvel em um parque Disney em Orlando, já que, antes de ser comprada pela Disney, a Marvel havia cedido boa parte dos personagens para o parque Islands of Adventure, na Universal Orlando, que tem exclusividade na região. Como se vê, parte, mas não todos. Na Califórnia, Marvel Campus terá todos os personagens, inclusive o Homem Aranha, como estrelas de uma nova área.
A aventura de Star Lord, Gamora, Groot e cia. começa em “Galaxarium,” um planetário que explorará a formação da galáxia da Terra e de Xandar. A atração terá uma inédita montanha-russa indoor que conta uma história e que rotaciona 360 graus, para focar a atenção dos participantes na ação, inclusive o primeiro lançamento reverso em uma montanha-russa Disney. Se não for para ser assim, nem precisa de montanha-russa com os guardiões, não é mesmo? O pavilhão Mission: SPACE, também em World Discovery e que já conta com a atração de mesmo nome, terá um novo restaurante, o Space 220, criado como se fosse uma estação espacial, permitindo vistas fantásticas da Terra, de dia e de noite. Ou seja, das janelas do Space 220 o visitante não verá Epcot, e sim a Terra, já que estará em uma estação espacial. O restaurante será aberto no próximo inverno americano (entre dezembro e março) e será operado pelo Patina Restaurant Group.
Outro pavilhão novo nessa mesma área será o The PLAY!, que a Disney promete abrir a tempo das comemorações de 50 anos de Walt Disney World, em 2021. Nessa metrópole digital, jogos interativos, atividades para conectar com familiares e amigos e com personagens Disney, entre eles Edna Moda, de Os Incríveis, e Huey, Dewey, Louie e Webby, da série Ducktales. E a partir de 1º de outubro deste ano, os mapas, plantas e projetos dessas novas atrações, que vão transformar Epcot, poderão ser vistos no Odyssey Events Pavilion, com apresentação da Walt Disney Imagineering, a divisão de criação de Walt Disney World.
NO BRASIL
O ano será bastante intenso para a Disney no Brasil ainda. No dia 24 de setembro, Gabriela Delai e o time de Orlando comandarão um grande evento para o trade em São Paulo, tendo como tema Star Wars: Galaxy’s Edge. Durante a Abav Expo, haverá treinamentos de Disney Parks e Disney Cruise Line. E a Disney ainda participará dos eventos de Visit Orlando em Goiânia e Vitória, também em setembro. Em dezembro, a Disney Destinations estará em São Paulo para a ComicCon, com foco em Star Wars (Rise of the Resistance já terá sido aberta).
CALIFÓRNIA
A Disney Destinations revelou nomes e detalhes da até então nomeada Marve land (terra da Marvel) nos complexos Disney California Adventure e Disneyland Paris. A começar pelo nome: Avengers Campus, destinada portanto aos Vingadores. A nova área será inaugurada em 2020 e tem como proposta fazer com que os visitantes sintam-se unidos aos heróis para resolver missões.
Avengers Campus deve abrir em 2020 já com uma atração temática do Homem-Aranha. Este pedaço do parque será criado como um campus de treinamento, onde os Vingadores poderão recrutar uma nova geração de heróis. Neste primeiro momento, os visitantes serão levados ao Worldwide Engineering Brigade – WEB (em tradução livre: Brigada Internacional de Engenharia), onde ficará a experiência dedicada ao alter-ego de Peter Parker. A bordo do veículo chamado Web Slinger, será possível lançar teias como o herói e, assim, ajudá-lo. Além disso, Viúva-Negra, Homem de Ferro, Pantera Negra e outros heróis estarão passeando pela Avengers Campus para interagir com os “recrutas”. E, em relação à gastronomia, Pym Test Kitchen vai usar as partículas pym para aumentar e diminuir a comida — é a mesma tecnologia que a Vespa e Homem-Formiga utilizam com seus trajes.
Já na fase dois de abertura da nova área, chega o quartel-general dos Vingadores, que vai abrigar uma outra aventura. Desta vez, os futuros heróis irão embarcar no Quinjet e voar ao lado dos heróis rumo a Wakanda e além. E vale lembrar que, do outro lado do oceano, a Disneyland Paris também terá uma área dedicada aos heróis da Marvel com inauguração prevista para 2020.
O ineditismo da atração do Homem Aranha também tem a ver com os direitos do super-herói nos parques e no cinema. Nos parques temáticos, a Universal Orlando tem a exclusividade sobre o Spider Man e amigos na Flórida. Mas a Disney pode vender produtos do Homem Aranha e da Marvel em WDW. Já em parques ao redor do mundo, o Homem Aranha é da Disney, já que ela é dona da Marvel.
No cinema, o super-herói (e todo o multiverso ao seu redor) é da Sony, em contrato com a Marvel antes de a Disney comprar a produtora de HQs e filmes de heróis. Os mais recentes filmes, com Tom Holland, tiveram parceria da Marvel, o que levou o Homem Aranha ao Universo Cinematográfico da Marvel (daí o herói ter aparecido em três filmes com os Vingadores e os filmes da Sony terem ligação com esse universo).
Há, no momento, uma tensa disputa, pois a Marvel/Disney quer mais participação nas próximas produções da Sony com o Homem Aranha, e a Sony não quer negociar esse aumento… O Homem Aranha pode, assim, voltar a ser independente do universo Marvel, o que tem deixado fãs desesperados, pois não apenas os filmes com a Marvel melhoraram o universo do Spider Man, como o mais recente, Longe de Casa, é o filme do Homem Aranha que mais arrecadou (e o de maior bilheteria da própria Sony)… Homem Aranha em um parque Disney, portanto, é sim algo de cair o queixo… e deixar a concorrência com os sensores acesos.
NOVO APP DISNEY
Disney Genie será, no final de 2020, a mais nova maneira tecnológica do visitante planejar e experimentar uma viagem à Disney. “O Disney Genie está sendo projetado para ajudar o visitante a aproveitar ao máximo sua visita, seja ele um convidado pela primeira vez ou um cliente frequente”, disse o presidente da Disney Parks, Experiências e Produtos, Bob Chapek. Hoje o aplicativo My Disney Experience faz todo esse trabalho, da marcação de Fast Pass à integração de ingressos.
Segundo Chapek, a ferramenta facilitará o dia dos visitantes que sabem o que querem fazer, mas que ficam em dúvida dos melhores horários ou na ordem de cada atração. “Você poderá dizer ao Disney Genie o que gostaria de experimentar e ele avaliará rapidamente milhões de opções para apresentar a você um ótimo dia. E o melhor de tudo, é flexível. Se você mudar de ideia por qualquer motivo, o Disney Genie poderá refazer tudo isso”, comentou. O Disney Genie também enviará dicas e atualizações em tempo real, recomendará experiências e também ajudará na localização dos parques temáticos e de suas respectivas atrações. “Se você não quiser se preocupar em fazer reservas em várias etapas, a Disney Genie até cuidará disso para você”, finalizou o executivo.
Não se sabe ainda se o Disney Genie substituirá parte ou a totalidade das funções do My Disney Experience, que hoje é usado tanto para planejamento quanto durante a viagem.
QUINTO NAVIO
Disney Wish será o nome do quinto navio da Disney Cruise Line. Segundo a armadora, o navio será “luminoso e arejado, inspirado pela beleza de um conto de fadas encantado”. A expectativa é que o Wish comece a navegar em janeiro de 2022. “Não poderia haver um nome melhor para o nosso novo e incrível navio. Realizar desejos (wishes) é parte do DNA da Disney e está no coração de muitas das nossas queridas histórias”, disse o presidente da Disneys Parks Experiences and Products, Bob Chapek. Com 144 mil toneladas, o Wish contará com 1.250 cabines – um pouco maior que os navios Disney Dream e Disney Fantasy, os maiores da frota atual de quatro embarcações (há ainda o Magic e o Wonder). A Disney revelou também mais detalhes do Lighthouse Point, seu segundo destino particular nas Bahamas, localizado na ilha de Eleuthera (hoje já conta com Castaway Cay). “O local de Lighthouse Point é tão bonito e cheio de natureza que queremos preservar isso e usar nossos projetos para chamar a atenção para a qualidade extraordinária do lugar em si — um local de beleza natural com uma rica e fascinante tradição cultural”, disse Joe Rodhe, que entre outras coisas, foi responsável pelo design do Animal Kingdom, em Orlando.
A construção no Lighthouse Point começará depois que uma avaliação de impacto ambiental e um plano de gerenciamento ambiental forem analisados e aceitos pelo governo das Bahamas, disse a Disney. A empresa disse que a construção pode começar em 2020, com conclusão no final de 2022 ou 2023.
CIRQUE DU SOLEIL
A Disney também revelou novidades para Disney Springs, sua área de entretenimento e gastronomia em Walt Disney World e que foi totalmente reformulada e ampliada nos últimos anos, ganhando lojas, restaurantes e um novo desenho.
Pela primeira vez, a Walt Disney Imagineering e o Cirque du Soleil se uniram para criar um novo show. As prévias começarão em 20 de março de 2020, levando à estreia mundial em 17 de abril. Mais detalhes serão divulgados em breve. O show anterior, La Nouba, que iniciou a parceria do Cirque du Soleil com a Disney, não tinha elementos do mundo de Mickey Mouse, ficando exclusivamente sob a criação e controle do circo canadense. No novo show, o Cirque du Soleil poderá, pela primeira vez, explorar todo o universo Disney para a criação de um show inédito.
Referência: Revista Panrotas, Edição 1.388 – Ano 27