Quem ama viajar é capaz de ficar contando os dias para feriados, fins de semana e quaisquer outras lacunas que permitam uma escapada. Como a gente ama dar dicas de destinos bacanas pra todo mundo ir, desta vez selecionamos 10 lugares para viajar nas férias de julho, período de frio e diversão.
Santiago – Chile
Uma boa pedida para o inverno é o Valle Nevado, no Chile. Apesar de disputado, o local a uma hora de Santiago encanta os brasileiros e se destaca como um dos melhores destinos da temporada na América do Sul. São várias pistas de esqui – com direito a aulas – para aproveitar, além de spa, piscina aquecida com direito a DJ pra dar aquela animada, sala de cinema, entre outros, dentro do resort.
Bariloche – Argentina
Queridinho dos brasileiros, o destino fica ainda melhor no mês de julho por conta da temperatura. A protagonista da estação é a neve, permitindo atividades divertidas que são impossíveis no Brasil. Entre os atrativos que tanto chamam a atenção estão as estações de esqui e snowboard, as lojas de chocolate e trilhas entre paisagens exuberantes.
São Joaquim – Santa Catarina
Quem pensa que no Brasil não neva está muito enganado. Com temperaturas abaixo de zero, São Joaquim é uma das cidades abençoadas pela neve ocasional que atrai turistas do país todo. A região, que inclui Urupema e Urubici, tão frias quanto, é cercada de verde e tem atrações entre as montanhas, como vinícolas, a Pedra Furada e a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra.
Mendoza – Argentina
Partindo de Buenos Aires ou em voos diretos você pode chegar a Mendoza, destino conhecido pela neve, vinícolas e águas termais. Entre as montanhas dos Andes, a região tem atrações que incluem tour pelos vinhedos, passeios a cavalo, descanso nas estações hidrotermais e spas, além de esqui na estação de Los Penitentes.
Cancun – México
Tudo bem, até agora você viu a lista toda cheia de montanhas, neve e lugares pra curtir um friozinho. Mas se você prefere curtir a luz do sol, uma boa pedida é aproveitar o período para visitar Cancún. A temporada de furacões costuma baixar os preços do Caribe entre junho e novembro, mas a maioria só acontece mesmo entre setembro e outubro. Porém, o mês de julho ainda é um bom período para viajar a Cancún, que tem queda nos preços e boa temperatura para aproveitar as praias paradisíacas e os parques. Não deixe de ir ao parque Xcaret e ao Museu Subaquático.
Trancoso – Bahia
Num dos pedaços mais charmosos do litoral brasileiro, o sul da Bahia, Trancoso tem praias gostosas banhadas por um mar azul-esverdeado que contrasta com falésias e coqueirais, beach clubs animados pra curtir o dia e um movimento agradável entre os bons restaurantes, barzinhos e lojas de artesanato do gramado verdinho do Quadrado, o centrinho do vilarejo, cercado por casas coloridas voltadas pra uma simplória igrejinha onde, sem querer, virou moda trocar alianças – hoje, a fila pra casar ultrapassa um ano. Em julho não chove pela região.
Fortaleza e Beach Park
Entre todas as cidades de praia do Brasil, as que estão depois que o Brasil faz a curva, ali, quase voltadas para o hemisfério norte – são as que têm garantia de sol nesta época do ano. Fortaleza é uma delas. O veranico permanente é acentuado pela época da seca. Ou seja, além do sol radiante do nordeste vai faltar a chuva. Bom para as crianças que vão poder aproveitar o Beach Park.
Jalapão – Tocantins
O Jalapão é um dos únicos locais do Brasil onde a natureza ainda se mantém bem preservada, por isso, pode-se encontrar por lá paisagens que realmente tiram o fôlego até dos viajantes mais experientes. Julho pode ser o mês ideal para quem quer conhecer essa belíssima região, pois, nesse período, as temperaturas estão mais agradáveis, e, como geralmente é um lugar que faz muito calor, esse clima ameno faz com que a viagem se torne ainda mais prazerosa. Além disso, o risco de chuvas também é muito baixo durante essa época, já que é a estação seca, o que facilita a prática de certas atividades de aventura, como rafting (pois o nível dos rios diminui) e trekking (as trilhas estarão secas e em perfeito estado para fazer as caminhadas).
Chapada Diamantina – Bahia
Um dos mais ricos e belos destinos brasileiros, a Chapada Diamantina também tem um território imenso que abrange 24 municípios baianos e, por isso, é impossível conhecê-la por completo em uma viagem de poucos dias. Para quem ainda assim quiser tentar, Julho é o mês perfeito para fazê-lo, pois como quase todos passeios envolvem caminhadas (a maioria é leve, mas algumas são exigentes), será muito mais fácil de realizá-las e de explorar a região a fundo se as trilhas estiverem secas – o que é o caso durante essa época. Outro ponto positivo de viajar para essa Chapada nas férias de Julho é que, por ser a estação seca, é possível encontrar as águas das cachoeiras mais cristalinas que o normal, já que não haverá risco das chuvas aumentarem o volume d’água e “sujarem” sua coloração.
Lençóis Maranhenses – Maranhão
Principal destino de turismo do Maranhão, os Lençóis Maranhenses conta com um dos cenários mais bonitos do Brasil, e um que forma o ecossistema mais original do país, abrigando lagoas cristalinas de água doce, imensas dunas, praias desertas, mangues e restinga em um só lugar. Mesmo com tantas belezas naturais, as lagoas são seu maior atrativo, atraindo milhares de turistas que desejam nadar em suas águas doces de tons que variam do azul-turquesa ao verde-esmeralda, e Julho pode ser um ótimo mês para fazê-lo – já é o período seco, o que significa que você não corre o risco de fazer seus passeios na chuva, mas o acúmulo de água da época chuvosa (que acaba em Maio) faz com que as lagoas permaneçam bem cheias e perfeitas para mergulho.